28/07/18 Obesidade infantil

Saúde do fígado pode ser afetada a partir dos 8 anos de idade

Um novo estudo, publicado no Journal of Pediatrics, é o primeiro a mostrar que o ganho de peso pode ter um impacto negativo na saúde do fígado em crianças, a partir dos 8 anos de idade. O estudo descobriu que a circunferência da cintura maior, aos 3 anos, aumenta a…


20/07/18 Enxaguatórios bucais

Mitos e verdades sobre o uso do produto

Para manter uma higiene bucal completa, ao contrário do que muita gente pensa, não basta apenas escovar os dentes e usar o fio dental. É necessário combinar esses dois processos com o uso do enxaguatório bucal, hábito que contribui para prevenir problemas como mau hálito, placa bacteriana, tártaro e gengivite.…


17/07/18 Pneumonia

Pesquisadores do Butantan estudam vacina inédita, por inalação

Pesquisadores do Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do mundo, iniciam em 2018 um projeto que visa desenvolver uma vacina inédita contra a pneumonia, que será de uso inalatório, dispensando, portanto, a utilização de agulhas. Para os cientistas, a nova vacina também deverá ser mais barata, eficiente e…


12/07/18 Aterotrombose

Fenômeno pode causar doenças no coração

Você certamente já ouviu falar em angina de peito, infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico. Mas o que talvez ainda não saiba é que todos eles são fenômenos aterotrombóticos. A aterotrombrose é um fenômeno através do qual os vasos apresentam um espessamento de suas paredes ou a formação…


11/07/18 Doenças de inverno

Nem todos os sintomas são resfriados

Espirros, coriza, congestão nasal e dores de cabeça podem ser sintomas de um resfriado. Porém, na maioria dos casos, esses sinais podem estar atrelados a doenças respiratórias crônicas. Segundo o pneumologista Dr. Alexandre Kawassaki, cerca de 10% dos brasileiros apresentam quadros variados de asma, enquanto 30% sofrem com rinite alérgica.…


10/07/18 Doença coronária

Uma em cada cinco brasileiras tem risco de sofrer um infarto

As doenças cardiovasculares são causas progressivas de mortes na população feminina. Em 2017, o total de óbitos de mulheres por AVC - Acidente Vascular Cerebral foi de 50 mil, equiparando-se ao dos homens e, por infarto, 45 mil. Nos últimos anos, a mulher vem ocupando grande espaço…


14/06/18 De olho na saúde

Saiba como proteger o seu coração

As doenças do aparelho circulatório, angina de peito e infarto do miocárdio, ainda são a maior causa de morte no mundo, seguidas pelo câncer e pelas mortes causadas por acidentes. Para proteger o coração ao longo da vida, devemos minimizar os fatores de risco “controláveis” como a hipertensão arterial…


05/06/18 Saúde em dia

10 alimentos poderosos para a imunidade no inverno

O inverno está chegando e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para este ano está dentro da normalidade, exceto por algumas ondas de frio em determinadas regiões. Com isso, o brasileiro já começa a se preocupar com as doenças mais comuns desta época como resfriados, gripes, alergias, sinusites…


16/05/18 Hipertensão arterial ou pressão alta?

Médico cardiologista tira todas as suas dúvidas

Com o desenvolvimento da raça humana na face da terra, houve a necessidade de seus organismos desenvolverem sistemas de defesa para sobrevivência, entre eles o renina angiotensina aldosterona, responsável pela elevação da pressão arterial, deixando os indivíduos primitivos mais aptos a lutar e “vencer” na vida. Mas…


01/05/18 Ataque cardíaco

Infarto é a principal causa de morte entre as mulheres

Embora seja visto como uma doença masculina, o infarto vem crescendo entre as mulheres. Há cinco décadas, de cada 10 casos de infarto, um ocorria em mulher. Atualmente, a proporção já é de quase 50%. Segundos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço dos 360 mil óbitos registrados…


Assine nossa Newsletter



























Parabéns à equipe da revista Absoluta por promover a reflexão, a crítica e o debate através da difusão de informações, fatos e eventos que transformaram nossa História nos últimos 18 anos. Afinal uma nação é fruto do legado de suas lembranças que guiam a construção do que está por vir.
Leôncio Queiroz Neto, médico oftalmologista e presidente do Instituto Penido Burnier

Na matéria da revista Absoluta, em que Isabelle Sabbatini escreveu o texto sobre Egas Francisco, tive uma certeza: ela compreendeu um gênio !!!!!!
As suas palavras descrevem Egas como alguém "que inspira mansidão, acolhimento, ousadia e loucura". Esta é a síntese da genialidade de quem suplanta todas as expectativas de ser apenas um igual e abraça com ousadia e coragem as suas próprias contradições para construir um novo caminho. Pessoas que extrapolam os conceitos vulgares de simplesmente existir e, assim, atingem a genialidade. Pessoas que tornam menos sombria a condição humana, porque elas tem a criatividade e a força de espírito maior do que a maioria das pessoas integradas no contexto do existir comum.
Parabéns, Isabelle !!! Amei a matéria !!!! Bjs
Anna Maria Badaró, artista plástica

Mensagem