Absoluta

14/10/20 Onda de calor

Dicas de medidas simples para cuidar da saúde

O começo de outubro foi marcado por temperaturas elevadas em quase todo o país. O Distrito Federal, por exemplo, atingiu o recorde de calor do ano, com termômetros marcando mais de 36 graus e umidade do ar em torno de 9%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir alerta de "grande perigo", afirmando que há risco de morte por hipertermia — quando a temperatura corporal sobe além dos 40ºC.

O médico otorrinolaringologista Jefferson Pitteli Fonseca explica que a onda de calor, associada à baixa umidade, é extremamente prejudicial ao corpo e lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis aceitáveis de umidade do ar devem girar em torno de 60%.

"Com o calor e a seca, nós começamos a perder água pelas mucosas (olhos, boca e nariz), fazendo com que os mecanismos de defesa dessas regiões fiquem prejudicados. Dessa forma, ficamos suscetíveis a agentes externos que podem causar desde simples alergias até infecções graves", afirma. "Por isso, muito comuns nessa época do ano são as alergias respiratórias e oculares e infecções virais e bacterianas como sinusites, amigdalites e bronquites, além de sangramento nasal, tosse e irritação em garganta", complementa.

Para evitar complicações em decorrência da onda de calor, há algumas medidas simples que podem ser tomadas no dia a dia, como beber muita água, lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico, utilizar roupas leves e espalhar panos úmidos pela casa. O otorrinolaringologista orienta, também, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e manter o uso das máscaras para diminuir os riscos de contaminação pela covid-19. "Se persistirem os sintomas mesmo com essas medidas, é importante procurar atendimento médico", conclui.
 


Assine nossa Newsletter













A revista está linda. Se não for pedir demais adoraríamos ter uma cópia para nosso arquivo. 
Luiz, Lar do Velhinhos de Campinas

Amooooo essa revista!!! 
Andrea Albuquerque

Entre em contato agora mesmo!


Desejo receber as novidades