29/12/17 Incômodo nas pernas

Possíveis causas de dores persistentes na região

A maioria das dores nas pernas ocorre devido ao uso excessivo ou a lesões menores e, geralmente, desaparecem em pouco tempo. Mas, em muitos casos, algum problema pode impedir sua melhora. A cirurgiã vascular e angiologista, Aline Lamaita, elenca as prováveis causas da insistência do incômodo:

Cãibras
Desencadeia dor súbita e aguda à medida que os músculos se contraem, podendo formar um nódulo visível e duro sob a pele. Também pode haver vermelhidão e inchaço na área circundante. “A fadiga e a desidratação muscular podem levar a cãibras nas pernas, bem como certos medicamentos, incluindo diuréticos e estatinas”, comenta Aline.

Lesões
Entre elas, tensão muscular, inflamação de um tendão (tendinite) ou bursite do joelho.

Flebite
Pernas inchadas, doloridas, avermelhadas e aquecidas podem ser sinal desta inflamação na parede das veias, que ficam endurecidas devido à coagulação do sangue. É causada, normalmente, pelo fluxo mais lento, um dano local ou mudanças na composição do sangue.

Tendão de Aquiles
Se ele se rompe, sente-se uma pressão seguida de dor aguda imediata na parte traseira do tornozelo e da perna. “A cirurgia geralmente é a melhor opção para reparar uma ruptura do tendão de Aquiles, mas para muitas pessoas, no entanto, o tratamento não cirúrgico funciona bem”, afirma a cirurgiã.

Dor ciática
Irradia ao longo do caminho do nervo ciático e se ramifica da parte inferior das costas através dos quadris e nádegas até chegar nas pernas. Normalmente, afeta apenas um lado do corpo, causando inflamação, dor e entorpecimento na perna afetada. Apesar das dores intensas, a maioria dos casos é resolvida com tratamentos não-operatórios.

Veias varicosas
Para muitas pessoas, pequenas varizes são simplesmente uma preocupação cosmética, mas para outras, podem causar dor e desconforto. Também podem indicar um maior risco de outros problemas circulatórios. O tratamento envolve medidas ou procedimentos médicos para fechar ou remover veias.

Aterosclerose
É o estreitamento e endurecimento das artérias devido ao acúmulo de gordura e colesterol. “Se os tecidos na perna não recebem oxigênio suficiente, isso pode resultar em dor, particularmente nas panturrilhas”, esclarece a médica.

Trombose venosa profunda
Ocorre quando um coágulo de sangue se forma em uma veia. As TVPs geralmente se formam na perna após longos períodos de repouso na cama, causando dor de inchaço e cãibras.

Artrite
Esta complicação pode causar inchaço, dor e vermelhidão, em função da inflamação das articulações. “A gota é uma forma de artrite que pode ocorrer quando muito ácido úrico se acumula no corpo”, comenta a angiologista.

Hérnia de disco
Pode comprimir nervos na coluna vertebral e desencadear a dor que viaja da coluna para os braços e pernas.

Para evitar esses e demais problemas, é aconselhado consultar sempre um médico, alongar-se antes dos exercícios, ingerir alimentos ricos em potássio - como banana e frango, para ajudar na prevenção das lesões musculares-, buscar manter um peso saudável e evitar o fumo.
 


Assine nossa Newsletter



























Falar de Absoluta é falar da história de Campinas e da Região. Revista sempre envolvida em compartilhar fatos e momentos marcantes da nossa sociedade. Enaltecendo e elevando a destaque os grandes valores pessoais que a Região tanto possui. 18 anos de vida, de reportagens comprometidas com a verdade. 18 anos da bonita sociedade sendo apresentada em grandes eventos. 18 anos do que se tem de melhor na moda e no mundo de maneira leve e com muito bom gosto. 18 anos de leitura mensal gostosa e que ao se ler a última página, já se espera com ansiedade o próximo número.
Parabéns a todos, em especial à grande dama e alma da Absoluta: Betty Abrahão!
Ana Paula Lockmann, desembargadora

 

Betty querida, Ameiiiiiiii a revista inteira, mas, sem dúvidas, estou babando pela Carol e Murillo. Te agradeço por ter perpetuado esta relação, através do registro maravilhoso feito pela revista. Absolutamente demais!!! Murillo está em congresso na Argentina e vai babar, no seu regresso. Estou enviando para a Carol, em Santa Maria da Serra. Beijo no coração
Sandra Almeida