14/12/17 Comilança de final de ano

Atenção para não exagerar e prejudicar a saúde

O Natal e o Ano Novo estão chegando e, com eles, muitas festas e viagens. Entretanto, não podemos exagerar nas comemorações e descuidar da saúde. Para aproveitar os eventos sem correr riscos, o médico Aier Adriano Costa dá algumas dicas importantes. Confira:

Beba muita água

Devido a temporada quente, a atenção a hidratação deve ser redobrada, pois o corpo elimina naturalmente mais líquidos e sais minerais. Mas, caso haja dificuldades com a ingestão de água frequentemente, é possível optar por água de coco, que possui baixo teor calórico e composição natural semelhante a do soro fisiológico, hidratando o organismo com mais eficácia. 

Cuidado com o que você come

O calor contribui com a falta de fome, porém, deixar de se alimentar pode gerar riscos a saúde. Para evita tal problema, consuma alimentos leves e de fácil digestão, entre eles, saladas, frutas, legumes e carnes magras. Evite petiscos ou sobremesas, que são mais pesados e de difícil digestão.

Mantenha sua rotina e horários

No final do ano, é comum fazer alterações na agenda do dia a dia, entretanto, a quebra da rotina pode afetar o bem estar do organismo. É importante descansar e se divertir, mas sempre estabeleça atividades próximas aos horários da sua programação normal, evitando possíveis consequências.

Preste atenção nos alimentos
No verão, eles podem perecer mais rapidamente. Por isso, é importante verificar o estado geral do produto na hora da compra. Evite os que estiverem amassados, batidos e manchados. Cuidado também ao armazenar, já que o consumo de alimentos deteriorados ou mal conservados pode levar a intoxicações alimentares.

Aproveite com moderação

Especialmente nas festas de final de ano, bebidas alcoólicas são consumidas com maior frequência.  O problema é que, além serem calóricas, quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação, já que o álcool "retira" a água das células, agindo como um diurético. Uma dica é intercalar a bebida com o consumo de água, ajudando o organismo a manter-se hidratado.

Divirta-se!
 
Devemos, sim, nos divertir e aproveitar esses eventos, mas o equilíbrio é fundamental para que 2018 comece como todos queremos: com o pé direito. 


Assine nossa Newsletter



























Querida Betty, obrigada pela revista online, adorei ler as boas novidades de Campinas. Beijos de nós da Alemanha 
Lúcia Hinz, Atelier Hinz

Muito orgulho participar de mais uma edição da Absoluta, com Betty Abrahão, Isabelle Sabbatini e um grande time de jornalistas e colunistas. Revista cada vez melhor!
José Pedro Martins, jornalista

Mensagem