23/11/19 Alzheimer

Doença afeta 11,5% da população brasileira

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas no mundo e ainda não possui cura. Diversas pesquisas apontam que se a doença for diagnosticada cedo, é possível diminuir os impactos de seus sintomas. Isso quer dizer que, se detectado precocemente, os sinais da doenças podem ser…


20/11/19 Combate ao Diabetes

Mudanças na alimentação e rotina diária podem ser decisórios

Dados do Ministério da Saúde revelam um aumento de 40% do número de casos de diabetes nos últimos 12 anos no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 16 milhões de pessoas sofrem com a doença em nosso país. Mesmo sendo uma enfermidade, que acomete uma grande…


13/11/19 Câncer de próstata

42 homens morrem da doença, diariamente, no Brasil

No próximo dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer da Próstata. Por esse motivo, o mês de novembro é também conhecido como “Novembro Azul”, destinado à conscientização mundial sobre esse tipo de câncer. A doença é a segunda maior causa de morte por câncer…


31/10/19 Diabetes

Você conhece as complicações da doença?

No próximo dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A doença, quando mal controlada, pode levar a sérias complicações na saúde por causa das altas taxas de glicose no sangue. Entre as principais decorrências desse controle ineficiente estão a doença renal, a retinopatia e as complicações…


22/10/19 Ingestão exagerada

Consumo excessivo de sódio pode ocasionar graves problemas à saúde

Presente na mesa da maioria dos brasileiros, principalmente no sal de cozinha e nos produtos industrializados, o sódio é um dos sais minerais essenciais para o funcionamento do organismo. Segundo a cardiologista Odila Tomoko Uta Nakano Teixeira, o nutriente está ligado a diversas funções em áreas diferentes do corpo. “O…


10/10/19 Infecções cutâneas

Academias favorecem proliferação de germes causadores do problema

Nos últimos tempos, a preocupação com a saúde e bem-estar tem crescido entre a população, que passou a procurar maneiras de se tornar saudável. Entre as opções mais populares estão as academias, que vem ganhando muitos adeptos, afinal, é um ótimo meio para manter o peso controlado, prevenir doenças e…


01/10/19 Tecnologia melhora cirurgia de catarata

Dados precisos garantem melhor correção

A doença ocular que mais cresce no Brasil, por conta do envelhecimento da população, é a catarata, a opacificação do cristalino do olho. Apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a maior causa global de cegueira tratável, tem prevalência crescente no Brasil devido ao rápido envelhecimento da população.


05/09/19 O que pode indicar um infarto?

Conheça os principais sintomas para saber a hora certa de procurar atendimento

O infarto do miocárdio, músculo do coração, atinge mais de 17,5 milhões de pessoas por ano e costuma ser relacionado a dor no peito. Essa dor, porém, não é a única a definir um infarto. Segundo o cardiologista Marcelo Paiva, mulheres e idosos, por exemplo, podem não ter a dor torácica…


29/08/19 Queimada piora doença na córnea

Os olhos estão entre os órgãos que mais sofrem com a poluição

O aumento das queimadas está colocando a Amazônia e a saúde em estado de alerta. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, além das vias respiratórias, os olhos estão entre os órgãos que mais sofrem com a poluição. Prova disso, é o resultado…


28/08/19 Fobia social

Conheça os sintomas e tratamentos atuais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil seja o país mais ansioso e estressado da América Latina. Uma das vertentes desse tipo de quadro é o transtorno de ansiedade social, popularmente conhecido como fobia social. Ele já acomete cerca de 13% dos brasileiros, totalizando 26 milhões de…


Assine nossa Newsletter



























Conheço a seriedade e a capacidade laborativo-cultural da Betty, as quais redundam nessa excelente Revista que é a Absoluta. Parabéns, continuem sempre assim!
Dijalma Lacerda

Parabéns pela revista. É disto que Campinas precisa. 
João Marcos Fantinatti