09/08/18 Casas com pets

5 dicas para mantê-las sempre limpas

Eles são fofos, carinhosos, amigos fiéis, mas podem dar bastante trabalho quando o assunto é limpeza, especialmente nos casos em que os animais convivem nos mesmos ambientes que os donos.
Com a ajuda da Maria Brasileira, rede especializada na prestação de serviços domésticos, preparamos um guia com cinco dicas para quem deseja manter a casa sempre limpa e cheirosa, sem abrir mão dos momentos com o pet.

1) Usar produtos de limpeza próprios para casa com animais 
Quando há um pet dentro da casa é difícil evitar que o cheio do animal fique no ambiente. De acordo com João Pedro Lucio, para eliminar mal cheiro vale apostar em duas dicas: manter os ambientes bem arejados e utilizar desinfetantes próprios para este fim. Ele explica que os produtos próprios para eliminar odor de animal possuem três tipos de moléculas de perfume. Desta forma, além de desinfetarem o ambiente, seu cheiro permanece por mais tempo. "O ideal é sempre optar por produtos feitos à base de amônia quaternária e fragrâncias como cítrico, citronela, herbal e lavanda", indica. João explica que além de não fazer mal ao animal, como alguns produtos tradicionais, esses desinfetantes ajudam a eliminar bactérias, fungos e vírus dos ambientes.

2) Ter o aspirador como melhor amigo
Pelos por todo o lado. Essa é uma realidade muito comum para quem tem pet em casa. De acordo com o especialista, para diminuir a quantidade de pelos nos ambientes da residência, o ideal é passar o aspirador nos cômodos ao menos três vezes por semana. "O pelo do animal também pode gerar um odor ruim nos ambientes, por isso é importantíssimo fazer uso do aspirador com frequência", indica.
Ele conta que alguns truques podem ser utilizados para diminuir a queda de pelos. "Se o pet é autorizado a subir no sofá, o ideal é usar uma manta no móvel para que os pelos do animal não fiquem no estofado e grudem na roupa de quem sentar no móvel. Mas, caso isso aconteça, tenha sempre por perto um rolo adesivo ou uma simples fita crepe para eliminar os pelos das vestimentas das visitas", aconselha.

3) Manter o ambiente arejado
"Sempre que possível deixe as janelas abertas", aconselha. O profissional conta que é importantíssimo deixar que o ar circule entre os cômodos da casa. "De nada adianta limpar, desinfetar e aspirar se o ambiente estiver sempre fechado. O ar precisa entrar", afirma.

4) Lavar os pertences do animal
Caminha, cobertor, potes de água e comida devem ser lavados com frequência. João conta que os itens de dormir devem ir para máquina uma vez por semana, já os recipientes de alimentação devem ser higienizados todos os dias.
"O cheiro do animal fica impregnado em tecidos e estofados, por isso é importantíssimo higienizar com frequência o local onde ele dorme. Seja a própria caminha ou o lençol dos donos, quando o pet dorme na cama", comenta. João também explica que a falta de higienização diária dos recipientes de água e comida pode deixar um cheiro forte no local onde eles se alimentam, que acabará se espalhando para outros cômodos.

5) Limpar o "banheiro" do animal todos os dias
A limpeza pesada pode ser realizada uma vez por semana, mas o local onde o animal faz suas necessidades deve ser limpo todos os dias. João conta que o ideal é passar um pano com desinfetante ao final do dia para que o cheiro não fique impregnado no local. "Se na casa tiver gatos, a caixa de areia deve ser trocada diariamente. Esta é a melhor forma de manter o ambiente sempre limpo", finaliza.
 


Assine nossa Newsletter

























No momento em que Absoluta completa a 100ª edição, transmito minha mensagem de saudação e cumprimentos a Betty Abrahão e a sua dinâmica e qualificada  equipe, que souberam fazer da revista um instrumento agradável de informação, cultura e entretenimento. Um ponto de encontro no desencontro do dia-a-dia, pois como dizia Vinícius, “A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida”. Absoluta, no agitado dia-a-dia de nossos tempos, acabou se transformando em um interlocutor inteligente e sensível, trazendo à sociedade da região metropolitana de Campinas, tudo o que acontece de relevante nas multifacetadas áreas do conhecimento humano e da produção científica. Arte, cultura, lazer, política, moda, gastronomia, viagens, saúde, se conectam para fazer da revista um campo fértil de diversidade, como plural é, ou deve ser, a vida da gente.  Essa conexão tem, contudo uma marca que a distingue de todas as outras revistas e assinala a sua autenticidade como veículo de comunicação. O toque de humanismo e delicadeza que se sente no seu folhear, no perpassar de suas entrevistas e reportagens e especialmente no respeito à memória, quando Betty reproduz, de forma gratificante, parcela da obra de seu tio, o competente e saudoso jornalista, Jamil Abrahão, sob cujas penas e lentes se registraram pessoas e  momentos importantes da vida pública  e privada da terra de Carlos Gomes, Campos Sales e que também é orgulhosamente nossa.  No centésimo aniversário, e cem é um número de consagração, os nossos parabéns e os votos de que a revista continue tendo longa vida na contribuição inegável que traz às velhas e novas gerações com informações e valores.  E oxalá que o Absoluta de seu batismo continue significando, como tem significado na sua trajetória, plenitude, diversidade e grau máximo de intensidade, marca das salutares paixões de seus protagonistas, no caso, bem resolvidas em nosso benefício. Grande abraço
Jamil Miguel 

Com conteúdo variado e de qualidade, ler a Absoluta é um enorme prazer! Chegar aos 18 anos para nós significa atingir a maioridade. Para a Absoluta, uma grande conquista, mas ela já nasceu grande! 18 anos de Absoluta significam 18 anos de serviços prestados à nossa comunidade por este formidável veículo de comunicação! Betty e equipe, parabéns por mais um ano! Parabéns por seguirem em frente e produzirem com muito carinho e dedicação tanto conteúdo de qualidade. Brindemos e comemoremos, pois vocês vivem no TOPO! Um beijo.
Rodrigo Raineri, alpinista