Uma região que não para de crescer


Campinas é a cidade mais importante da Região Metropolitana de Campinas, a 4ª maior praça bancária do Brasil e a 10ª mais rica do país, exibindo um Produto Interno Bruto (PIB) de 77,7 bilhões de reais/ano (2012), que representa 7,83% do PIB paulista e 1,7% de todo o PIB brasileiro - um crescimento anual de 5%.
Um estudo produzido pela ONU e Mackenzie, apontou que 600 cidades do mundo, chamadas de cidades-motoras, devido ao potencial de desenvolvimento, alavancarão dois terços do crescimento econômico mundial, sendo que 400 dessas estão em países emergentes e 10 no Brasil. Campinas é a única cidade-motora nacional que não é capital de estado.
Com mais de um milhão de habitantes, a cidade concentra cerca de um terço da produção industrial do estado de São Paulo, e é o principal motor econômico e cultural da região. Campinas impressiona com seus indicadores de qualidade de vida e de potencial de crescimento.
É rica em atrativos históricos, culturais e científicos. Destacam-se ainda os roteiros gastronômicos e as alternativas de hospedagem e compras.
Sua produção tecnológica e científica é conhecida internacionalmente, e transforma Campinas em um dos 40 principais polos de alta tecnologia do planeta.
Sua região metropolitana abrange parte de uma área que é considerada o “Vale do Silício” brasileiro e um cinturão tecnológico do estado. Isso faz da cidade uma alternativa para investimentos no país.
A cidade se destaca na conectividade, figurando entre as principais cidades do Brasil em acesso a internet - 60% das residências têm equipamentos conectados à web. É um importante polo de ciência e tecnologia, dispõe de 45 instituições de ensino superior e uma Universidade Estadual, a Unicamp, com o maior número de depósitos de patentes no Brasil em diversas áreas do conhecimento.
Localizada a menos de 100km da capital paulista, é rodeada por uma eficiente malha viária, com rodovias que estão entre as melhores do país, com fluxo diário de 850 mil veículos, além de possuir o maior aeroporto da América Latina, e o principal de cargas do Brasil.
Sua Região Metropolitana, foi apontada como a melhor do Brasil, no mais recente estudo de bens da área urbana, realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Essa qualidade de vida inclui a produção de um PIB Regional, estimado em R$ 100 bilhões, sendo 86% provenientes de produtos industrializados. Além disso, uma avaliação feita pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Financial Times, revelou que a Região Metropolitana de Campinas é a segunda mais competitiva do país.


CAMPINAS É A CIDADE MAIS IMPORTANTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, A 4ª MAIOR PRAÇA BANCÁRIA DO BRASIL E A 10ª MAIS RICA DO PAÍS. 
A CIDADE IMPRESSIONA COM SEUS INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA E DE POTENCIAL DE CRESCIMENTO.


Assine nossa Newsletter
























A edição, assim como outras, segue guardada com nossas recordações e mais que isso, com toque de carinho de pessoas que integram nossas vidas de forma singela, doce, generosa... Transmita, também, à equipe da Absoluta nosso carinho e agradecimento. 
Lígia Cristina e Sérgio Bisogni 
 

É uma grande satisfação receber a edição da Absoluta! 
Silvia Kuhl