Uma região que não para de crescer


Campinas é a cidade mais importante da Região Metropolitana de Campinas, a 4ª maior praça bancária do Brasil e a 10ª mais rica do país, exibindo um Produto Interno Bruto (PIB) de 77,7 bilhões de reais/ano (2012), que representa 7,83% do PIB paulista e 1,7% de todo o PIB brasileiro - um crescimento anual de 5%.
Um estudo produzido pela ONU e Mackenzie, apontou que 600 cidades do mundo, chamadas de cidades-motoras, devido ao potencial de desenvolvimento, alavancarão dois terços do crescimento econômico mundial, sendo que 400 dessas estão em países emergentes e 10 no Brasil. Campinas é a única cidade-motora nacional que não é capital de estado.
Com mais de um milhão de habitantes, a cidade concentra cerca de um terço da produção industrial do estado de São Paulo, e é o principal motor econômico e cultural da região. Campinas impressiona com seus indicadores de qualidade de vida e de potencial de crescimento.
É rica em atrativos históricos, culturais e científicos. Destacam-se ainda os roteiros gastronômicos e as alternativas de hospedagem e compras.
Sua produção tecnológica e científica é conhecida internacionalmente, e transforma Campinas em um dos 40 principais polos de alta tecnologia do planeta.
Sua região metropolitana abrange parte de uma área que é considerada o “Vale do Silício” brasileiro e um cinturão tecnológico do estado. Isso faz da cidade uma alternativa para investimentos no país.
A cidade se destaca na conectividade, figurando entre as principais cidades do Brasil em acesso a internet - 60% das residências têm equipamentos conectados à web. É um importante polo de ciência e tecnologia, dispõe de 45 instituições de ensino superior e uma Universidade Estadual, a Unicamp, com o maior número de depósitos de patentes no Brasil em diversas áreas do conhecimento.
Localizada a menos de 100km da capital paulista, é rodeada por uma eficiente malha viária, com rodovias que estão entre as melhores do país, com fluxo diário de 850 mil veículos, além de possuir o maior aeroporto da América Latina, e o principal de cargas do Brasil.
Sua Região Metropolitana, foi apontada como a melhor do Brasil, no mais recente estudo de bens da área urbana, realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Essa qualidade de vida inclui a produção de um PIB Regional, estimado em R$ 100 bilhões, sendo 86% provenientes de produtos industrializados. Além disso, uma avaliação feita pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Financial Times, revelou que a Região Metropolitana de Campinas é a segunda mais competitiva do país.


CAMPINAS É A CIDADE MAIS IMPORTANTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, A 4ª MAIOR PRAÇA BANCÁRIA DO BRASIL E A 10ª MAIS RICA DO PAÍS. 
A CIDADE IMPRESSIONA COM SEUS INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA E DE POTENCIAL DE CRESCIMENTO.


Assine nossa Newsletter

























Parabéns pela revista! Acabo de conhecer pela internet e gostei muito, belas imagens e textos interessantes. Sou escritora de literatura infanto juvenil e editora aqui na Áustria. Caso precisem de alguma informacao sobre Austria ou Alemanha, por favor me escrevam. Um cordial abraco
Tânia Maria
 

Excelente revista. Leitura agradavel, uma mistura bem comtemporânea sem perder a identidade da cidade. Revista bem elaborada. Atemporal. Parabens Isabelle, sou sua fã. Que capa criativa.
Christiana Blattner, dermatologista