Absoluta

27/10/20 Coworking

Os benefícios e conveniências de trabalhar em escritórios compartilhados

Modelo de negócio que teve início no final da década de 90 e, no Brasil, vem crescendo anualmente desde 2005, o coworking é um formato de trabalho que entrega aos empresários - sejam eles de pequeno, médio ou grande porte – diversas conveniências em um só ambiente que vão da flexibilidade contratual, até a possibilidade de ampliar as conexões.

Desde março deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas foram obrigadas a rever a dinâmica de trabalho de seus colaboradores que do dia para a noite passaram a trabalhar em um formato home office, inicialmente, imaginado como algo temporário e visto como positivo em termos de produtividade. Entretanto, a realidade que se estendeu fez com que muitas organizações percebessem a médio prazo uma queda na performance dos colaboradores - trabalhado em casa, muitas vezes sem condições ideais do que se espera de neste formato - e aliaram a necessidade por rever diversos pontos em seus negócios, adotando o trabalho híbrido nos conhecidos coworkings, para trazer de volta à rotina das empresas a interação entre seus funcionários.

Algumas empresas de coworking vem sentindo desde junho este movimento cada vez maior, comprovando o crescimento da área mesmo em um ano tão difícil para a economia. “Percebemos a necessidade das empresas em reduzir custos fixos e se desligar de contratos tradicionais de locação pouco flexíveis que, em uma situação como a de pandemia, fizeram com que tivessem que arcar com multas altíssimas de quebra de contrato. No nosso contrato, por exemplo, a flexibilidade é clara. Se o cliente precisar aumentar ou diminuir de tamanho de um dia para o outro, nós conseguimos atender a demanda dele”, explica Patrícia Coelho, diretora de operações do Club Coworking, na capital paulista.

Falando em colaboradores, a vantagem se mostra em ter um ambiente funcional com todas as conveniências (desde internet sempre funcionando até o café fresquinho a toda hora), seguro (com todos os protocolos de segurança e assepsia) e que preza por uma só preocupação, o rendimento de trabalho. “A necessidade de implementar o trabalho em formato hibrido, no qual o funcionário vem ao coworking de 2 a 3 vezes por semana, voltou da ideia de inserir à rotina do colaborador a troca de ideias interpessoal e o networking que o home office não consegue proporcionar. A partir daí, o aumento do rendimento torna-se consequência”, completa Patrícia.

Diferentes tipos de planos, endereços privilegiados e não ter que se preocupar com questões burocráticas do dia a dia de um escritório, também são mencionadas como vantagens no formato de negócio. Confira as 10 principais vantagens listadas por Patrícia e faça suas contas.

Redução de custos

Todo empreendedor deseja diminuir os gastos em seu negócio. Em tempos de pandemia e fechamento de muitas empresas, a redução de custos se tornou vital para manter os negócios em atividade e garantir a sobrevivência da organização.
Portanto, quando uma empresa opta por migrar para um espaço de escritórios compartilhados, alguns gastos deixam de existir, como água, luz, telefone, impostos, limpeza, internet e entre outros. Isso porque, os coworkings, especialistas em logísticas, ficam responsáveis por tudo. O empresário precisa pagar somente a mensalidade, ou escolher uma forma de contrato que melhor se adeque ao seu negócio, que é significativamente mais barata do que a soma de todos os custos de um escritório convencional.

Flexibilização de contratos
A vantagem além da redução de custos é a flexibilidade. Na pandemia muitas organizações se viram amarradas em contratos de espaços convencionais muito inflexíveis, então passaram a buscar o coworking para ter essa flexibilidade de crescer ou diminuir de tamanho ou até cancelar um contrato de escritório quando quiserem. No coworking elas têm essa possibilidade. As empresas podem escolher o plano que melhor se encaixa ao seu perfil, além de optar por um pacote diário, semanal, mensal ou semestral, por exemplo.

Networking
O networking é uma chave importante no ramo dos negócios e são em lugares como os coworkings que os profissionais podem encontrar pessoas de diversas áreas para trocar ideias, até mesmo fazer novos negócios e encontrar parceiros para o empreendimento. 

Convivência com praticidade
A solução para quem busca privacidade no coworking é identificar empresas que contam não só com o “coworking tradicional”, mas também com espaços reservados e salas privativas para uso individual ou em grupo de colaboradores. Muitas empresas nesse formato oferecem tratamento acústico com vidro duplo que isolam totalmente o som em todas as salas, garantindo privacidade no dia a dia dos negócios, com espaço reservado e seguro.

Serviços diferenciados
Os escritórios compartilhados oferecem serviços que não podem faltar de forma alguma em um local de trabalho, além de possuírem opções diferenciadas e que tornam o ambiente de trabalho mais sociável e familiar. Normalmente, a estrutura proporciona serviços como áreas de convivência com café; salas de descompressão; salas de reuniões com acesso por biometria e capacidade para 3 a 16 pessoas; lounge de convivência; auditório de eventos automatizado com capacidade para até 50 pessoas; recepcionista bilíngue; cozinha equipada; gestão de correspondência; endereço comercial e endereço fiscal e entre outros.

Aumento de produtividade
Preparar um ambiente de trabalho motivacional não é uma tarefa fácil, mas o coworking oferece estrutura completa, com custo muito acessível, e sem as mesmas distrações que trabalhar em casa oferece. Isso gera mais foco e mais produtividade. A equipe se conecta com outros profissionais e com o tempo vão percebendo que todos ali têm o mesmo objetivo: empreender. Diariamente os funcionários trocam ideias sobre negócios; ferramentas de trabalho; notícias; eventos; entre outros assuntos. O clima é de profissionalismo e isso faz com que os profissionais que começam a utilizar o espaço tenham o mesmo comportamento.

Planos físicos e virtuais
Existem planos com opções físicas e virtuais, que atendem desde a demanda por um endereço comercial e fiscal, até o mais completo pacote com sala exclusiva e alguns outros serviços como endereço comercial, gestão de correspondência e atendimento telefônico personalizado feito por secretárias bilíngues. 

Não precisa ser algo permanente
Um dos benefícios do coworking é que não precisa ter um vínculo com o lugar, podendo usá-lo só quando precisar. Desse modo, é possível ter um “escritório” profissional disponível sob demanda. Assim, profissionais que precisam de um espaço para uma reunião com potenciais clientes, estão viajando e precisam trabalhar ou qualquer outra necessidade repentina, podem usar o coworking para isso.

Endereço comercial
Trabalhando em um espaço de coworking o cliente pode referenciar o espaço como o seu endereço comercial e assim, seus clientes podem conhecer sua empresa em um ambiente totalmente profissional. O endereço serve justamente para separar as atividades pessoais do negócio, permitindo uma maior organização empresarial. Com o serviço de endereço comercial, é possível fixar uma sede para recepção, atendimento e divulgação da sua empresa.

Localização privilegiada
Por terem muitos residentes, uma grande estrutura e contratos mais longos de locação do espaço, os escritórios compartilhados conseguem uma ótima negociação de preço do aluguel em localizações privilegiadas. Assim, o empresário pode ter um escritório no melhor lugar da cidade e pagar bem menos por isso.
 


Assine nossa Newsletter













Parabéns ABSOLUTA! "Há flores belíssimas e perfumadas que só duram poucas horas. No entanto, as pedras duram milênios realizando as suas tarefas". Meus votos são para que ABSOLUTA dure milênios, realizando suas tarefas que são muitas e valiosas para os CAMPINEIROS. SUCESSO SEMPRE.
Celina Duarte Martinho

 

No momento em que Absoluta completa a 100ª edição, transmito minha mensagem de saudação e cumprimentos a Betty Abrahão e a sua dinâmica e qualificada  equipe, que souberam fazer da revista um instrumento agradável de informação, cultura e entretenimento. Um ponto de encontro no desencontro do dia-a-dia, pois como dizia Vinícius, “A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida”. Absoluta, no agitado dia-a-dia de nossos tempos, acabou se transformando em um interlocutor inteligente e sensível, trazendo à sociedade da região metropolitana de Campinas, tudo o que acontece de relevante nas multifacetadas áreas do conhecimento humano e da produção científica. Arte, cultura, lazer, política, moda, gastronomia, viagens, saúde, se conectam para fazer da revista um campo fértil de diversidade, como plural é, ou deve ser, a vida da gente.  Essa conexão tem, contudo uma marca que a distingue de todas as outras revistas e assinala a sua autenticidade como veículo de comunicação. O toque de humanismo e delicadeza que se sente no seu folhear, no perpassar de suas entrevistas e reportagens e especialmente no respeito à memória, quando Betty reproduz, de forma gratificante, parcela da obra de seu tio, o competente e saudoso jornalista, Jamil Abrahão, sob cujas penas e lentes se registraram pessoas e  momentos importantes da vida pública  e privada da terra de Carlos Gomes, Campos Sales e que também é orgulhosamente nossa.  No centésimo aniversário, e cem é um número de consagração, os nossos parabéns e os votos de que a revista continue tendo longa vida na contribuição inegável que traz às velhas e novas gerações com informações e valores.  E oxalá que o Absoluta de seu batismo continue significando, como tem significado na sua trajetória, plenitude, diversidade e grau máximo de intensidade, marca das salutares paixões de seus protagonistas, no caso, bem resolvidas em nosso benefício. Grande abraço
Jamil Miguel 

Entre em contato agora mesmo!


Desejo receber as novidades