Absoluta

23/09/20 Outback comemora 20 anos em Campinas

Confira entrevista exclusiva com o vice-presidente de operações da rede

O Outback Steakhouse comemora, neste mês, 20 anos de atuação em Campinas. Sinônimo de sucesso desde a inauguração em 19 de setembro de 2000, o restaurante instalado no shopping Iguatemi foi o primeiro da rede fora do eixo Rio-São Paulo e o sexto no país, dando origem ao processo de expansão da companhia no interior paulista.

De grande importância para o grupo, a unidade acumula diversos prêmios nessas duas décadas como a de maior crescimento anual de vendas entre os restaurantes da rede no país, o mais recente deles obtido em 2019. Também coleciona histórias pessoais, como pedidos de casamento feitos durante jantares, casais que se conheceram na fila de espera e milhares de comemorações especiais. Reúne ainda fãs que o frequentam desde a abertura e que já se tornaram amigos da equipe. “Temos, por exemplo, clientes que vêm aqui desde crianças e que hoje trazem seus filhos”, conta o sócio-proprietário do Outback Iguatemi Campinas, Carlos Eduardo Mendes.

O restaurante é reconhecido ainda como celeiro de talentos dentro do grupo Bloomin´Brands. Além de Mendes, que ingressou no time de Outbackers – forma carinhosa de como os funcionários da rede são chamados –, como auxiliar de limpeza na época da inauguração, a grande maioria dos sócios-proprietários no interior paulista começou ali, como os da unidade do Galleria Shopping, Piracicaba, Jundiaí, Itupeva, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Bauru, além da sócia do Outback Villa Lobos, em São Paulo, duas sócias regionais e do vice-presidente de operações do Outback. No Abbraccio, outra marca do grupo no país, originaram do Outback Iguatemi o atual presidente e o sócio-proprietário do restaurante de Campinas. “Tenho muito orgulho de poder participar desde o início da história do Outback Iguatemi, que se confunde com a história da marca no país”, afirma Mendes.

O vice-presidente de operações da rede, Gilson Gomes de Oliveira, que foi o primeiro sócio-proprietário da unidade, destaca que o Outback Iguatemi foi o precursor da cultura no interior paulista. “Na época, o Outback ainda era uma marca nova no Brasil e uma grande novidade para toda esta região. A receptividade e o retorno foram surpreendentes, levando depois não só à abertura de mais duas unidades em Campinas – marca que até hoje nenhuma outra cidade do interior registra -, mas também à chegada da rede a outros importantes municípios do Estado de São Paulo. Todo esse processo começou aqui”, relembra Oliveira.

Atualmente, são 12 restaurantes no interior paulista. Além das três casas campineiras – Iguatemi, Galleria e Parque D. Pedro -, o Outback está presente em Piracicaba, Jundiaí, Itupeva, Sorocaba, São Roque, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e neste mês chegou a Bauru.


Em comemoração aos 20 anos da rede na cidade, a Absoluta traz uma entrevista exclusiva com o vice-presidente de operações Gilson Gomes de Oliveira. Confira a seguir:


Como têm sido os últimos meses? Quais foram os maiores desafios?
Em um primeiro momento, quando tivemos que fechar todos os espaços físicos do Outback em virtude da pandemia, o delivery passou a ser a principal operação do grupo e acredito que o grande desafio tenha sido nos estruturarmos rapidamente para o momento. Para se ter uma ideia, o plano da companhia era para que 30 lojas implantassem o serviço de delivery na sua operação até o final de 2020. Porém, essa meta foi concluída no mês de abril e, em tempo recorde, o que era para ser feito em 10 meses, realizamos em 10 dias, com a ajuda de intensos treinamentos por vídeo conferência.

Em Campinas, já tínhamos o serviço de entrega nas unidades do Iguatemi Campinas e do Parque D. Pedro Shopping e levamos o sistema também para o restaurante do Galleria Shopping. Hoje, a companhia conta com 114 unidades (Outback e Abbraccio) operando o serviço de entrega. Temos orgulho dessa conquista, porque foi isso que nos permitiu estar mais perto de um número maior de consumidores, mesmo com o fechamento das lojas. 

Com o cenário de isolamento social, apostamos todas as fichas no sistema de entrega e continuamos oferecendo uma experiência diferenciada e completa. Como ponto de partida e para a felicidade de muitos, o tradicional hábito de ter o pão australiano do Outback como boas-vindas antes da refeição está sendo mantido, isso porque estamos enviando como cortesia, em todos os pedidos, o famoso pão e a manteiga, explicando como aquecê-lo para deixar igual ao do restaurante. Para os nossos fãs curtirem um verdadeiro momento Outback em casa, enviamos ainda uma carta com instruções, sugerindo que acesse o aplicativo Spotify e busque pelo canal “Outback Brasil”, que tem diversas playlists com músicas que garantem um ambiente animado como o dos restaurantes. Como complemento, recomendamos também que, se for possível, o cliente comece deixando a luz mais baixa, assim como fazemos nos nossos restaurantes. 

Paralelamente, nos preparamos intensamente para a reabertura, que aqui em Campinas aconteceu no dia 9 de agosto. Entendemos que muitas coisas vão mudar e para isso é preciso planejamento e adaptação de novos hábitos, que já vem ocorrendo em nossa forma de trabalho. Implantamos um rígido protocolo de segurança que inclui as seguintes medidas:

• A retirada do cardápio impresso e a disponibilização de um cardápio digital que pode ser acessado individualmente por cada cliente via QR Code usando o celular;

• Reforço dos cuidados especiais com embalagem individual e descartável dos talheres (os talheres continuam sendo os tradicionais do Outback que já passam por um processo de lavagem em alta temperatura e higienização posterior com álcool 70) e nossos guardanapos de pano substituídos por guardanapos de papel;

• Não estamos utilizando o pager. Os restaurantes estão trabalhando com espera digital que avisa ao cliente por SMS que a mesa está pronta e a área de espera na parte interna dos restaurantes não pode ser utilizada;

• Já do lado de fora, há marcações no piso para determinar o espaçamento mínimo entre clientes de pelo menos 2m;

• Disponibilização de álcool em gel em todos os setores do salão e ambientes internos, inclusive na entrada do restaurante, já que a hostess ao recepcionar o cliente oferece o álcool em gel disponível nessa área;

• A rede também disponibiliza aos funcionários as máscaras e protetores faciais que são de uso obrigatório e sugere aos clientes que usem o banheiro de forma individual (por meio de um aviso fixado na porta do WC);

• A segurança no contato com o cliente, respeitando o distanciamento entre o atendente e a mesa, já está sendo reforçada com todo o time;

• As lojas também estão operando com capacidade reduzida e as mesas inutilizadas estão sinalizadas para melhor organização;

• A equipe do restaurante também está orientada para manter o distanciamento entre si e o horário de intervalo dos funcionários foi alternado para reduzir número de pessoas no mesmo ambiente;

• Estão sendo reforçadas as especificações das notas técnicas da Anvisa para equipes de cozinha, além de constantes reforços nos processos, como a higienização das mãos, utensílios e das máquinas de cartão;

• Todos os nossos restaurantes estão utilizando uma barreira acrílica na recepção para evitar contato direto e manter o distanciamento;

• Já somos muito diligentes com a higienização do ambiente, promovendo constantemente sanitização do ar condicionado em nossos restaurantes, e estamos reforçando esse procedimento.


A forma de se comunicar com o público mudou?

Continuamos com campanhas constantes de comunicação, lançamentos de produtos, e promovendo promoções no delivery, para não deixar de oferecer momentos especiais para os nossos clientes, mesmo no cenário que estamos vivendo. Um exemplo é a recente campanha “Back To Outback”, que traz de volta três pratos que fizeram sucesso em campanhas anteriores: a Royal Cheese Ribs, o Ribs Burguer e o Thunder Trio. Além disso, agora o Chopp Brahma Outback está disponível no delivery. Essa é uma forma de quebrar a rotina e gerar momentos de descompressão.
Inovar está no nosso DNA e o perfil de nosso consumidor é ávido por novidades, por isso investimos muito não só na criação de produtos e campanhas, mas também na comunicação. Esse é um comportamento histórico da marca, que teve ainda mais impulso nos últimos meses. Nesse período, também ampliamos os canais de contato com os consumidores, e identificamos oportunidades como a parceria em inúmeras lives musicais durante a quarentena, aproveitando que esses canais nos permitem chegar mais próximo do nosso público.


Qual a expectativa nessa retomada?

A retomada está sendo gradual, isso porque no atual cenário, enxergamos três tipos de comportamento do consumidor: 1) os que estão voltando a frequentar os restaurantes normalmente; 2) os que estão preferindo equilibrar entre o “sair” e o “ficar em casa”. Isso quer dizer que essas pessoas voltaram aos restaurantes, mas com menos frequência. Por outro lado, elas também têm aumentado o consumo de delivery; 3) os que estão preferindo ficar em casa e continuar a consumir pelo delivery, mas sem dispensar momentos divertidos e de celebrações com pessoas com quem já convivem.


O que deve mudar daqui para a frente?
Acreditamos que quando tudo passar, os clientes vão valorizar ainda mais o momento de consumo e passarão a exigir ainda mais das empresas. A experiência será priorizada em todas as frentes, seja para quem vai até o restaurante, ou para quem opta pelo delivery. O que vai importar para o novo consumidor é ter uma experiência completa, independentemente de onde ele esteja. O que fica cada vez mais claro é que esse vírus mudou as nossas vidas em diversos âmbitos e compreender que o mundo poderá não ser mais o mesmo é o melhor caminho para nos adaptarmos o quanto antes a esse novo formato.


Quais os planos para o futuro?
A expansão do nosso delivery é uma ida sem volta. Muitos consumidores que antes não tinham esse hábito passaram a ter por conta da pandemia. Por isso, vamos continuar investindo nesse serviço, buscando levar a experiência dos nossos restaurantes para dentro das casas. Aos poucos também estamos dando continuidade aos nossos planos de expansão, abrindo novas unidades, como a que acabamos de inaugurar em Bauru, a 12ª loja localizada no interior de São Paulo. Com o restaurante de Bauru, totalizamos 105 unidades no país. A previsão é que em breve Lauro de Freitas (BA) também conte com uma loja da marca.


Sobre o Outback Steakhouse
O Outback Steakhouse possui 105 restaurantes no Brasil e está presente em 45 cidades, 16 estados brasileiros e Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin' Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com a marca Abbraccio no país.


fotos Ricardo Lima
 


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Parabéns Betty, mais uma vez showwww !!! Cada edição melhor (se é que é possível). Obrigado pelo carinho e deferência !
Carlos Pupo

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