16/03/18 Semana Design Campinas

Festival urbano faz a conexão do tema com arquitetura, arte e decoração

Entre os dias 19 e 28 de março, acontece a Semana Design Campinas. O evento, inédito na região, tem uma proposta criativa, diferente e joga luz sobre o design, tema que saiu das rodas intelectuais para o dia a dia das pessoas. “Discutir cores, formas e criação na arquitetura, decoração e nas artes ganha cada vez mais presença no cotidiano”, diz o organizador do evento, o publicitário Lenine Faria, especializado no segmento de arquitetura. A Semana reforça a vocação de Campinas como polo nacional da indústria criativa, cultural e artística. Serão palestras diárias, lançamento de produtos, talks com temas emergentes do design, instalações, exposições, entre outros eventos, que permitirão conexões entre mais de 20 grandes marcas e os principais profissionais do setor. O público final também terá acesso às principais tendências para 2018 dentro das lojas anfitriãs, com espaços de muita beleza, novidade e criatividade que envolvem o design e seu conceito. Além da programação oficial, há outros 15 eventos independentes que acontecerão pela cidade durante o período.
A Semana Design Campinas tem parceria técnica com a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) e conta com o apoio da Weiku do Brasil, uma das maiores fabricantes de janelas e portas de PVC do país, e da Elettromec, marca que oferece soluções para ambientes gourmets e cozinhas.
Para fazer inscrição ou download do Guia Oficial da Semana, acesse www.semanadesign.com.br


Abertura Oficial - 19 de março
Horário: 14h as 18h30
Local: Vitória Hotel
Palestra: Design Open Day
Seminário com palestras de Guto Índio da Costa, Allex Colontonio, André Rodrigues, Sérgio e Jack Fahrer.

Painel Tendências
Allex Colontonio e André Rodrigues
O duo de profissionais compõem, juntos, uma sina de conteúdo exclusivo em design, arquitetura, décor, arte e lifestyle. Responsáveis pela revista e portal Giz, além da plataforma Decornauta, eles abordam neste painel, as 25 tendências nada efêmeras da casa contemporânea em 2018. Os jornalistas e diretores criativos, que estão entre os mais respeitados do país, apresentam algumas narrativas associadas à boa repercussão da arquitetura na imprensa, nas mostras, nas mídias sociais, no que tange à plástica, ergonomia e referências. Quais são os x-factors em que os profissionais mais antenados estão apostando? O que os publishers das revistas mais bacanas estão caçando?
* Somente para convidados ou inscritos pelo site 

Painel Inovação Elettromec
Guto Índio da Costa
Um dos designers de produto mais premiados do Brasil, responsável pela criação de dezenas de peças icônicas, falará sobre a sua trajetória e abordará o futuro sob a ótica do design de produto, além das principais tendências tecnológicas em eletrodomésticos.
Formado em Design Industrial no Art Center College of Design, ele hoje coordena os núcleos de design e transporte da Indio da Costa A.U.D.T (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte), responsáveis por dezenas de projetos reconhecidos internacionalmente.

Talk Weiku
Michael Helmut Lochner
O profissional alemão, que está à frente da gerência de marketing da Weiku do Brasil, fará um bate-papo sobre Aberturas modernas. Nele, o profissional abordará como as janelas e as portas de PVC podem aumentar as possibilidades de design nos projetos de arquitetura e decoração, aliando design e conforto.

Painel Identidade
Irmãos Fahrer
Com uma trajetória de mais de 20 anos no design contemporâneo brasileiro, os irmãos e designers Fahrer são reconhecidos por evidenciar formas e linhas orgânicas em suas criações que, aliadas ao uso da técnica de madeira curvada, criam peças com personalidade única. Eles falarão sobre Brasil, design, identidade. É possível formular a ideia de uma identidade nacional? Ou seria melhor falar em identidades, no plural, e na enorme variedade cultural do nosso país, com dimensões continentais? Talento, sustentabilidade, materiais, modos de produção. Brasil, qual é o teu design?


Data: 21 de março

Horário: 16h as 18h
Local: Maria Pia Casa
Palestra: “Casas com Alma”, por Estúdio Glória
Karina Vargas e André Lima fundaram, há 10 anos, o Estúdio Glória, loja que criou uma nova linguagem de mobiliário, a partir do resgate e recriação de móveis descartados. Apresentam, no canal GNT, o programa Admirável Móvel Novo, que mostra o dia a dia do trabalho do estúdio. A conversa irá abordar o tema Casas com Alma, falando sobre a linguagem de mix & match adotada pelos projetos da dupla.
* Somente para convidados ou inscritos pelo site 


Data: 22 de março

Horário: 16h as 18h
Local: Artefacto
Palestra: "Nadando contra a corrente das tendências”, por Sérgio Cabral
Arquiteto, designer e professor de pós-graduação no IED (Instituto Europeo de Design), foi fundador do escritório SuperLimão Studio, um dos estúdios mais descolados da capital nos últimos anos. Na palestra, Sérgio fala sobre projetos com foco nos indivíduos e não em tendências. Enquanto a mídia espalha o conceito de tendências, ficam numa busca constante pela novidade que a substituirá. Esse ciclo leva ao risco de projetos autorais, muitas vezes, representarem cada vez menos as necessidades do cliente.
* Somente para convidados ou inscritos pelo site 


Data: 23 de março

Horário: 16h as 18h
Local: Ateliê Revestimentos
Palestra: “Eficiência na gestão de escritórios de design", por Bianka Mugnatto
Bianka Mugnatto é designer de interiores e conduziu o processo de certificação do primeiro escritório brasileiro do segmento a conquistar o ISO 9001. Na palestra, apresenta uma plataforma organizacional que mapeia, organiza e define etapas de modo simples, transparente e sistemática, para vencer prazos, mantendo o padrão de qualidade e permitindo que a criatividade tenha relevância nos projetos, evitando prejuízos e retrabalhos.
* Somente para convidados ou inscritos pelo site 


Data: 25 de março
Horário: 16h as 18h
Local: Lovato Marcenaria
Palestra: "Tensões entre criador e criativo", por Fabio Galeazzo
Na sociedade contemporânea, cada vez mais cresce a importância do desenvolvimento da criatividade frente às novas formas do pensar e agir. A criatividade ampliou seus domínios e o sucesso profissional exige uma forma diferente de pensar, onde a criação integra as relações humanas, o planejamento e a gestão dos projetos. Fabio é pesquisador sobre a criatividade e nesta palestra propõe reflexões sobre o novo papel dos arquitetos e designers frente aos avanços tecno-sociais.
* Somente para convidados ou inscritos pelo site 


Data: 27 de março
Horário: 16h as 18h
Local: Artzzi
Palestra: "A influência do digital no design contemporâneo", por Diego Simon
Diego Simon é fundador e CEO da Viva Decora, plataforma digital de decoração e arquitetura. Especialista em marketing e desenvolvimento de negócios, apresenta uma metodologia criada especialmente para arquitetos e designers de interiores, com o propósito de atrair o público-alvo e possibilitar melhores resultados na captação de clientes. Os participantes conhecerão 12 etapas que unem estratégias digitais e presenciais para a criação de uma demanda contínua de serviços.
* Somente para convidados ou inscritos pelo site 
 

Data: 28 de março
Horário: 16h as 18h
Local: Lider
Palestra: "O arquiteto da fotografia", por Tuca Reinés
Formado em arquitetura e urbanismo, Reinés é internacionalmente reconhecido pelas belas imagens de arquitetura e de interiores publicadas em revistas como Casa Vogue,Wallpaper, Wired e também por suas publicações para Editora Taschen. Na palestra, fala sobre passagens curiosas em alguns trabalhos de sucesso, como os escritórios de arquitetura e decoração devem divulgar seus projetos e como a fotografia está inserida no mundo das artes.
* Somente para convidados ou inscritos pelo site 


Assine nossa Newsletter



























Continuem com essa qualidade, o próprio nome já diz: ABSOLUTA!!! Adorei! Bacio al cuore de todos os responsáveis.
Silvia Santos 

Ao atingir a maioridade, Absoluta reafirma o compromisso de levar aos campineiros, informação, entretenimento dentro do mais absoluto padrão de qualidade, seriedade e de jornalismo compromissado com a ética, através de uma agradável leitura. Parabéns à Absoluta e um fraterno abraço na querida amiga Betty Abrahão e em toda sua competente equipe.
Renato Buratto, desembargador

 

Mensagem