05/01/18 Teatro para todos

Campanha de Popularização do Teatro começa nesta sexta-feira

 

Imagine revisitar a graça e o bom humor carioca em uma peça escrita pelo grande compositor Noel Rosa nos anos 1930, mergulhar na magia do teatro de sombras ou se deparar cara a cara com um sujeito que se diz o diabo. Estes são alguns dos momentos que a Campanha de Popularização do Teatro reserva para o público, de 5 a 28 de janeiro, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. 
Promovida pela Secretaria de Cultura da cidade, a campanha objetiva valorizar as manifestações e produções culturais locais ao mesmo tempo em que torna a cidade destino para espetáculos reconhecidos nacionalmente, proporcionando o encontro da população com a potente produção artística profissional e amadora.
Ao todo, serão 24 produções de Campinas, Valinhos, Hortolândia, Araras, São Paulo e Rio de Janeiro, divididas entre 16 para o público adulto e 08 destinadas ao infantil.
Os veteranos atores Antonio Petrin e Roberto Arduin estarão na cidade com a comédia dramática "Aeroplanos", de Carlos Gorostiza, no papel de dois setentões de classe média, ex-jogadores de futebol amador.
A conhecida companhia Ceart, de Campinas, trará três produções, sendo duas infantis - "Os Saltimbanos" e o musical "Os Três Porquinhos", e o espetáculo adulto "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios, uma livre adaptação da obra “O Santo Milagroso", de Lauro César Muniz.
Além da maratona de janeiro, com espetáculos diários de terça a domingo, a campanha avança nos primeiros dias de fevereiro com duas sessões especiais da peça "Colegas": divertida comédia sobre três jovens portadores da Síndrome de Down, que decidem fugir da instituição em que vivem para realizar seus sonhos. A montagem é uma adaptação do filme “Colegas”, sucesso de crítica e público e reconhecido com prêmios em diversos festivais.

Sinopses - Espetáculos Adulto

A Morte é uma Piada 2
O espetáculo com o ator Renato Prieto (“Nosso Lar – O Filme"), mistura humor, espiritualidade e reflexão. A peça tem como principal objetivo oferecer um texto cativante com uma linguagem teatral clara e, ao mesmo tempo, divertida e acessível a qualquer público, dando a oportunidade de reflexão e ensinamentos sobre um tema universal que origina questionamentos inquietantes. A peça conta, ainda, com a participação dos atores Rogério Farias e Victor Meirelles.

A Noiva do Condutor

O grande compositor Noel Rosa compôs essa opereta em 1935, quando trabalhava na Rádio Club do Brasil, no Rio de Janeiro. Teve como parceiro o maestro húngaro Arnold Glückmann, também seu companheiro de trabalho. O tom sério e romântico da opereta é quebrado pela malícia da malandragem carioca da época, retratada com delicadeza e bom humor, fatores presentes em toda obra de Noel. Trata-se de uma obra brejeira, engraçada, que retrata com perfeição a sociedade e os hábitos cariocas na década de 30. A montagem utiliza recursos cinematográficos de narrativa e a música ao vivo imprime ao espetáculo um clima de alegria, simplicidade e malícia inocente. O espetáculo é protagonizado pela Cia. de Teatro Boca de Adoniran.

A Vida de Maria de Nazaré

Baseado no livro Maria, do autor polonês Sholem Asch (1880-1957), o monólogo, com a atriz Maritta Cury, narra as lembranças da mãe de Cristo, revelando sua faceta humana, como mãe e mulher. Texto e direção de Lurimar Vianna.

Aeroplanos

Antonio Petrin e Roberto Arduin protagonizam a comédia dramática de Carlos Gorostiza. Em tom de comédia, a ação se concentra num dia decisivo para os viúvos Chico (Petrin) e Cristo (Arduin), dois setentões de classe média, ex-jogadores de futebol amador, que mantêm o hábito de visitar-se assiduamente. Um convite inesperado pode transformar suas vidas, permitindo que ambos realizem desejos há muito reprimidos.

Cinza
Cinza é um espetáculo de animação direcionado ao público adulto. Aborda de maneira poética os conflitos de uma mulher que vive entre lixos de papel, tratando de procurar alguma explicação, um motivo que justifique sua trágica história. Entre caixas de papelão cuidadosamente preparadas e mediante a manipulação de um boneco encontrado, ela mergulhará em seu passado até chegar a um confronto de seus próprios medos e conflitos que nunca se acabam. Com Cia. Fios de Sombra.

Engolindo Sapo
O ator Renato Scarpin mostra as loucas relações de qualquer pessoa normal, além de personagens politicamente absurdos. O espetáculo solo de humor intercala momentos de "cara limpa" com personagens inusitadas. Interpreta quatro personagens improváveis: o Sapo Barbudo da Cantareira, isso mesmo, um sapo que vive na Cantareira e está sofrendo com a falta d’água em São Paulo e com os problemas políticos do momento. Mohamed, um terrorista árabe que só se dá mal no Brasil. Nicanor, um idoso que tenta aprender computação com seu neto, mas encontra todas as dificuldades de se dominar uma nova tecnologia e linguagem tão distantes de sua geração. E, por fim, Marigreides, uma empregada louca e atrapalhada que entende tudo errado.

Era uma Vez
O espetáculo narra a trajetória do homem na literatura desde os gregos passando pela Idade média, Classicismo , Arcadismo , Romantismo, Realismo e Modernismo. Fazendo uma reflexão da vida e o mito de Pandora. Monólogo e direção de Cláudio Lima.

Existe Sexo Depois do Casamento?
O espetáculo traz à cena uma divertida situação em que os personagens avaliam como ficou a sexualidade após o casamento. A peça mostra como os personagens lidam com seus desejos e fantasias, confrontando com os padrões de comportamento impostos socialmente aos casais. Texto: Jeff Gould. Elenco: Bianca Almeida, Brunna Martins, Bruno Ferian, Denis Felix, Isaac Medeiros, Júlia Carone, Leôni Escobar, Monique Hortolani, Neto Villar, Paula Davanço, Rafael Costa e Ronaldo Saad. Direção de Isser Korik.

Gandhi - Seja a mudança que você quer no mundo
A peça é uma história de amor e atingindo um caráter, histórico cultural, pela primeira vez é contada sob o ponto de vista de uma mulher: Kasturbai Gandhi, uma grande guerreira da paz, esposa e companheira de Mahatma Gandhi , vivida pela atriz Patrícia Naves. Os três atores conduzem o espetáculo de forma surpreendente e, não à toa, provoca o espectador sobre a importância de cultivar sentimento de tolerância, amor e não violência para enfrentar as transformações da sociedade. Texto e Direção: Mateus Faconti. Elenco: Sergio Lelys, Patrícia Naves e Luis Doffa.

Pequenas Igrejas, Grandes Negócios

Livre adaptação da obra “O Santo Milagroso", de Lauro César Muniz. Com Ceart Produtora.

Stand up Comagic Mágico Sattin

O mágico Marcelo Sattin quebra estereótipos, paradigmas e inova no mercado do humor e da ilusão. A magia do seu show não está nas cartas de baralho, cordas e apetrechos, mas em todos os detalhes, do início ao fim.

I Love Neide - A Viagem
O espetáculo mostra as loucuras da engraçada senhora especialista em autoajuda, em um tour pelos quatro cantos do mundo. Na peça, Neide Boa Sorte virou uma celebridade como participante de um reality show e faturou, como prêmio de consolação, uma viagem pelo mundo. Um roteiro turístico que pode ser o sonho de muita gente vira um pesadelo cômico. Texto: Pedro Fabrini. Direção: Eduardo Martini. Elenco: Eduardo Martini e Pedro Fabrini como participação especial.

Papo Com o Diabo
Eduardo Martini vive o Diabo no teatro para comemorar 40 anos de carreira. Ator, cantor, bailarino, diretor e dramaturgo, Martini apresenta sua primeira parceria com o diretor Elias Andreato, que traz ao palco, um personagem milenar e enigmático da história da humanidade, o Diabo em pessoa. A comédia virá nos contar com cenas hilárias, como se defender das acusações que vem recebendo ao longo de milênios e, o mais importante, contestar sua participação nas mazelas do mundo, propondo questionamentos acerca da natureza humana. Texto: Bruno Cavalcanti. Direção: Elias Andreato. Elenco: Eduardo Martini.

Romeu e Julieta - Um Musical na Era Soul
Produção inédita que reúne 40 alunos e 20 profissionais do curso regular de Teatro Musical da Escola Municipal de Cultura e Arte de Campinas (EMCeA) da Secretaria da Cultura de Campinas. Baseado no clássico de Shakespeare, recebeu texto e adaptação das canções de Andre Checchia, com direção geral de João Paulo Nascimento. Na montagem, "Romeu e Julieta se encontram no Brasil, em plena ditadura militar. O ódio entre as famílias agora é justificado pela perseguição que o pai de Julieta, um general do Departamento de Censura, faz com o irmão de Romeu, um compositor de canções. Tudo isso permeado de canções da era Soul da Música Popular Brasileira.

Quando os Olhos não Veem

A peça é quase um epitáfio em vida. Márcia, a personagem, dialoga consigo mesma a respeito de sua trajetória até ali, na maca em algum lugar entre a vida e a morte. Repassa com a plateia suas escolhas e atitudes. A mulher convoca o público a discutir e refletir sobre suas atitudes para com os outros. Com Tamires Daniel. Direção de Marcos de Vuono.

Os Clowns Quá – Quá - Quá - Pintando o Quá-Quá-Quadro

O espetáculo tem como proposta mostrar que é possível brincar com o cotidiano tornando-o mais leve e prazeroso apesar das dores e conflitos de nossa existência. Tudo ganha mais sentido quando prestamos mais atenção nas pequenas coisas que fazem parte de nossa vida. Roteiro de Edson Santos e Toninho Paschoa.

O Homem que Queria ser um Village People
Comédia romântica em que uma mulher, cansada de se sentir sozinha por causa das constantes viagens de trabalho do marido, exige que este faça uma escolha quando ele tem que ir para a China: ou a viagem ou ela. Ele decide viajar e ao conversar com uma amiga por telefone começa a achar que o marido tem uma amante, por isso viaja com frequência. Sozinha e confusa em uma cidade grande, começa a receber estranhas visitas de homens vestidos com roupas semelhantes as dos Village People. Com Marcos Vigani. Direção de Marcos de Vuono.

Colegas
O espetáculo “Colegas” traz ao teatro uma divertida comédia sobre três jovens portadores da Síndrome de Down que decidem fugir da instituição em que vivem para realizar seus sonhos. A peça é uma adaptação para o teatro do filme “Colegas”, sucesso de crítica e público e reconhecido com prêmios em diversos festivais. A direção é de Leonardo Cortez.

Sinopses - Infantil

Branca de Neve no Encantamento das Águas

Uma confusão está fazendo com que os personagens dos contos clássicos fiquem apavorados. Por falta das chuvas, a água está cada vez mais escassa no planeta, até nos contos de fadas esse perigo está acontecendo. Alguns vilões dos contos por serem desordeiros e deixarem lixos espalhados e não economizarem água, fizeram com que os poços secassem e os rios ficassem poluídos, restando apenas um único e perfeito rio, o que está sob os cuidados de Branca de Neve. A Rainha Má, seu servo Gorgulhos, O Lobo Mau, Chapeuzinho Vermelho e o Porquinho se desesperam com a situação, pois pessoas de todo vilarejo começam ir em direção desse rio e percebem que se não se unirem a única água que resta correrá riscos.

Anjo de Papel
Anjo de Papel conta a historia de Clara, uma mulher velha que perambula sozinha entre pilhas de papel amontoados na beira da cidade. Ela revira o lixo procurando retalhos de papel.
Clara transforma se utiliza desses retalhos para dar forma a seus sonhos. Todas as noites, ela recorta centenas de siluetas com sua tesoura para atenuar sua solidão. Em uns de seus passeios matutinos, a mulher vê um anjo de papel caindo, e constata que tem uma asa quebrada. Ela decide se cuidar dele até que possa voltar a voar. Com a Cia. Fios de Sombra.

Jacarélvis, a Magia Musical

A peça aborda uma narrativa voltada ao público infantil, com uma história linear e diálogo divertido. São intercalados diálogos e
brincadeiras com a rica experiência de música executada ao vivo, oferecendo para o público a impressão de estarem em um show de rock.

Maresias
Toda criança que vai à praia cria mil formas na areia. Adultos viram crianças quando deixam a imaginação fluir juntando terra e água numa massa que permite imagens das mais variadas. Maresias é um pouco dessa brincadeira. Uma fantástica história de amor entre criaturas que sonham entre si. Um homem solitário brincando em uma praia constrói um castelo de areia e logo depois um menino, que desperta com um sopro de vida dado pelo homem. Com Cia. Fios de Sombra.

Musical - Os Três Porquinhos

Espetáculo faz uma releitura da clássica história. Com a Ceart Produtora.

O Menino Maluquinho e sua Turma

Inspirado na obra do cartunista Ziraldo, com adaptação de Alexandre Souzah. Com Aleera Produções Artísticas.

Os Saltimbancos
Os Saltimbancos é um musical infantil com letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, que no Brasil ganhou versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque. Com Ceart Produtora.

A História da Cigarra e da Formiga

Musical sobre o encontro de uma formiga operária, uma cigarra e um grilo (que pensa que é um louva-a-deus). O conflito se dá pelas diferenças existentes entre os personagens e se inicia com a questão: "Cantar é profissão ou não?". Com Cia. de Teatro São Genésio.

Programação

Dia 05, sexta
15h - Branca de Neve e o Encantamento das Águas. Com Lumax Produções.
21h - A Noiva do Condutor. Cia. de Teatro Boca de Adoniran.

Dia 06, sábado
15h - Branca de Neve e o Encantamento das Águas. Com Lumax Produções.
21h - Engolindo Sapo. Com Renato Scarpin.

Dia 7, domingo
11h - Os Saltimbancos. Com Ceart Produtora.
15h - Os Saltimbancos. Com Ceart Produtora.
19h - A Vida de Maria de Nazaré. Com Maritta Cury.

Dia 09, terça
20h - Stand up Comagic Mágico Sattin. Com o Mágico Marcelo Sattin.

Dia 10, quarta
20h - I Love Neide - A Viagem. Com Eduardo Martini.

Dia 11, quinta
20h - Os Clowns Qua, Qua, Qua Pintando Qua, Qua, Quatro. Com Grupo Kairos.

Dia 12, sexta
15h - Anjo de Papel. Com Cia. Fios de Sombra.
21h - A Morte é uma Piada 2. Com Renato Prieto.

Dia 13, sábado
15h - Anjo de Papel. Com Cia. Fios de Sombra.
21h - A Morte é uma Piada 2. Com Renato Prieto.

Dia 14, domingo
11h - Maresias. Com Cia. Fios de Sombra.
15h - Maresias. Com Cia. Fios de Sombra.
19h - Cinza. Com Cia. Fios de Sombra.

Dia 16, terça
20h - Era Uma Vez. Com Cláudio Lima Produções.

Dia 17, quarta
20h - Um Papo com o Diabo. Com Eduardo Martini.

Dia 18, quinta
20h - O Homem que Queria ser um Village People. Com Grupo Cão Sem Dono.

Dia 19, sexta
15h - A História da Cigarra e a Formiga. Com Casa da Joana.
21h - Aeroplanos. Com Antonio Petrin e Roberto Arduin.

Dia 20, sábado
15h - A História da Cigarra e a Formiga. Com Casa da Joana.
21h - Aeroplanos. Com Com Antonio Petrin e Roberto Arduin.

Dia 21, domingo

11h - O Menino Maluquinho e sua Turma. Com Maria Branca Produções Artísticas.
15h - O Menino Maluquinho e sua Turma. Com Maria Branca Produções Artísticas.
19h - Gandhi, Seja a Mudança que Você quer no Mundo. Com Sérgio Lellys.

Dia 23, terça
20h - Quando os Olhos Não Veem. Grupo Cão Sem Dono.

Dia 24, quarta

20h - Romeu e Julieta na Era do Soul. Com alunos da Escola Municipal de Cultura e Arte.

Dia 25, quinta
20h - Pequenas Igrejas, Grandes Negócios. Com Ceart Produtora.

Dia 26, sexta
15h - Musical Os Três Porquinhos. Com Ceart Produtora.
21h - Pequenas Igrejas, Grandes Negócios. Com Ceart Produtora.

Dia 27, sábado
15h - musical Os Três Porquinhos. Com Ceart Produtora.
21h - Existe Sexo Depois do Casamento? Com Mercúrio Assessoria e Produção Cultural.

Dia 28, domingo
11h - Jacarélvis, a Magia Musical. Com Cia. de Teatro Sia. Santa e Animar Studio.
15h - Jacarélvis, a Magia Musical. Com Cia de Teatro Sia. Santa e Animar Studio.
19h - Existe Sexo Depois do Casamento? Com Mercúrio Assessoria e Produção Cultural.

Sessões especiais
Dia 03/02

17h - Colegas. Com Adriana Mendonça, Daniel Dottori, Giulia Merigo, Ian Pereira, João Simões Júnior e Ricardo Corte Real.
21h - Colegas. Com Adriana Mendonça, Daniel Dottori, Giulia Merigo, Ian Pereira, João Simões Júnior e Ricardo Corte Real.

Serviço
Campanha de Popularização do Teatro
De 5 a 28 de janeiro/2018.
Local: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas.SP).
Ingressos
Espetáculo Adulto
R$ 30,00 – Inteira
R$ 15,00 – Estudantes, aposentados, 3ª Idade, professores da rede publica.
R$ 15,00 - Compra antecipada até um dia antes do espetáculo, ou apresentação do folder impresso ou digital (no celular) no ato da compra, no dia do espetáculo. Acesso ao folder pelo link: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/campanha-popularizacao-do-teatro-ingressos

Espetáculo Infantil
R$ 20,00 – Inteira
R$ 10,00 – Estudantes, aposentados, 3ª Idade, professores da rede pública.
R$ 10,00 - Compra antecipada até um dia antes do espetáculo, ou apresentação do folder impresso ou digital (no celular) no ato da compra, no dia do espetáculo. Acesso ao folder pelo link: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/campanha-popularizacao-do-teatro-ingressos

Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Castro Mendes a partir do dia 4 de janeiro, de terça a domingo, das 16h às 21h. Nos dias dos espetáculos infantis, a bilheteria será aberta uma hora antes do início das apresentações.
*Somente será aceito pagamento em dinheiro.


Assine nossa Newsletter























Sempre tive muito prazer em receber a revista Absoluta e, quando meu trabalho foi tema de uma matéria de capa, fiquei muito orgulhoso com a oportunidade e impressionado com a repercussão da reportagem.
Acho a revista muito atraente, sempre com assuntos relevantes e, com certeza, contribui para a divulgação de fatos e valores de nossa região. REVISTA ABSOLUTA, obrigado.
Wilson Mello
 

 

Parabéns pelo espírito empreendedor que consolida 20 anos de brilhante trabalho de comunicação, especialmente no setor editorial. A revista se destaca pela edição com conteúdo leve e de extremo bom gosto sobre pertinentes temas que criam elos entre a cidade e o mundo. Desejo a toda equipe que sempre encontre uma nova forma de recomeçar. Afinal é isso que distingue as grandes pessoas das pequenas.
Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier

 

Nome


E-MAIL
Mensagem