22/01/19 Xô melasma!

Cuidados devem ser redobrados para quem possui o problema ou quer prevenir

No verão, é comum o aparecimento ou aumento de manchas escuras no rosto, conhecidas como melasmas. Essas manchas aparecem ou ficam mais fortes devido a maior incidência da radiação solar, principal fator para o agravamento da doença, sendo mais frequente em mulheres entre os 25 e 40 anos e apenas 10% dos casos acontecem em homens.
"O melasma nada mais é do que a concentração excessiva de melanina, pigmento que dá cor para a pele", explica a especialista em estética Mariane de Chiara. A alta exposição solar é o principal motivo, mas também pode surgir devido ao uso de anticoncepcionais ou outros medicamentos, fatores hormonais, predisposição genética e gravidez. "Mesmo em uma pessoa que já tratou a doença, uma pequena quantidade de luz solar pode fazer com que ele retorne. É por esse motivo que o verão é a época em que os casos aparecem com mais frequência", conta Mariane.
Com o objetivo de prevenir o aparecimento de melasma na pele, usar protetor solar diariamente e várias vezes ao dia é imprescindível. "É importante que o filtro solar seja aquele que proteja contra os raios ultravioleta A (UVA) e B (UVB)", explica.
O melasma não tem cura e para que ocorra a amenização das manchas é necessário seguir um tratamento contínuo, sendo que cada caso deve ser avaliado por um especialista. Para tratar as manchas de maneira eficiente, além do uso diário do protetor solar, os tratamentos mais indicados são o peeling - que clareia a pele de maneira gradual, o uso do laser ou o microagulhamento. 
"O mais importante é que os tratamentos sejam realizados em clínicas com responsabilidade e profissionais reconhecidos nas técnicas pertinentes para cada paciente. Caso isso não ocorra, o procedimento errado pode manchar ainda mais a pele", finaliza Mariane.


Assine nossa Newsletter



























Para conhecer a revista ‘Absoluta’, é preciso conhecer a Betty Abrahão. Conhecer Betty Abrahão, é conhecer Campinas nas suas artes, cultura, eventos, rodas sociais, história da cidade e daqueles que escreveram e escrevem essa história.
Betty Abrahão está sempre presente. Faz acontecer! Ela programa, propaga e promove a integração daqueles que daqui são e dos que de fora vieram. O DNA de Betty Abrahão vem marcado com o de seu tio Jamil Abrahão, mas como dizia um dos meus brilhantes professores da PUC em minha Faculdade de Direito: ‘a gente reconhece que o professor é bom, quando o aluno supera o mestre’. Certamente Jamil Abrahão sente-se feliz ao ver onde ela e a revista ‘Absoluta’ chegaram.
Além de se somar a isso, seu jeito faceiro, seu sorriso presente, a elegância irretocável e autenticidade que levam sua marca, por onde passa. Ah! E a revista?
Muito bonita, bem formatada, artigos interessantes, além de todas as entrevistas que desvendam, com curiosidades, um pouquinho da história daqueles que têm o privilégio de estar em suas páginas. Leitura leve, para qualquer ocasião. Não precisa ser ‘usada com moderação’.
Parabéns ‘Absoluta’, parabéns Betty Abrahão, parabéns Campinas e parabéns, com absoluta convicção, de que a ‘Absoluta’ é um presente. Com carinho.
Célia Leão, deputada estadual

Minha querida Betty, parabéns por esta vitória tão significativa, apresentar a centésima edição da Revista Absoluta, não é para qualquer um, e somente para pessoas especiais e iluminadas como você. E que venham mais cem edições.
Boanerges Gonçalves