22/03/18 Decifrando o rótulo

Saiba interpretar as informações do seu creme

Resveratrol, Vitamina C, retinol, ácido hialurônico: tudo isso está presente nos rótulos dos principais dermocosméticos rejuvenescedores. Mas você sabe exatamente o que eles fazem e por que são importantes? Para o farmacêutico e pesquisador em cosmetologia Lucas Portilho, interpretar o rótulo, mesmo que de maneira superficial, já ajuda a escolher o creme ideal para sua pele - e fugir dos apelos milagrosos de marketing. “Recomendo que todas as pessoas devam conhecer, no mínimo, os principais ingredientes que devem fazer parte da composição dos produtos rejuvenescedores mais modernos e poderosos. Não necessariamente todos eles precisam estar numa mesma composição, mas eles podem”, explica Lucas.

ÁCIDO HIALURÔNICO - O ácido hialurônico é um componente natural da nossa pele. É também conhecido cientificamente como glicosaminoglicana e sua função, além de preencher, é garantir que a água fique mais tempo na pele. Tem alta afinidade com a água e consegue absorver grandes quantidades, mantendo nossa pele hidratada. Dependendo do tamanho da molécula, consegue penetrar melhor na derme, promover preenchimento e estimular a produção natural do ácido hialurônico.

RETINOL - Potente antirrugas, o retinol é a mais nobre fonte de vitamina A, essencial para a diferenciação e renovação das células da pele. Dentro da pele, o retinol é capaz de se transformar em ácido retinóico que estimula fortemente todo o metabolismo cutâneo, inclusive com produção de colágeno e renovação celular.

VITAMINA C - O alto poder antioxidante faz da Vitamina C um poderoso agente contra os radicais livres que envelhecem a pele. Além disso, ela é cofator para biossíntese de colágeno e ainda combate as manchas em concentrações acima de 5%.

VITAMINA E - Age em conjunto com a vitamina C, garantindo a proteção das estruturas da pele através da neutralização dos radicais livres. Também é fundamental para a proteção dos demais ingredientes da formulação, uma vez que previne a oxidação e o escurecimento da formulação.

ALFA HIDROXIÁCIDOS - São responsáveis por diminuir a adesão entre as células superficiais, promovendo um efeito esfoliante químico com consequente estímulo à renovação celular. Os mais comuns são os ácidos: glicólico, málico, mandélico e láctico. Tem efeito antirrugas e deixam a pele com maior luminosidade.

RESVERATROL - Chamado de molécula da longevidade, o poderoso ingrediente inibe a ação dos radicais livres, suaviza as rugas e previne o envelhecimento cutâneo.

SILÍCIO ORGÂNICO - O silício é uma molécula fundamental para a produção de colágeno e sustentação da pele. Sem silício, a pele se desintegraria, pois ele protege, não apenas o colágeno, mas também a elastina contra a degradação relacionada com a idade.

PANTENOL - É a pró-vitamina B5. A substância é considerada a precursora do ácido pantotênico, uma vitamina fundamental na manutenção da saúde e vitalidade da pele. Tem alto perfil hidratante.

ÔMEGAS - Nos cremes, tem a importante proposta de nutrir as células, protegê-las contra o envelhecimento, o estresse, e fortalecer as defesas naturais da pele. Geralmente, as embalagens trazem: o ômega 3 (anti-inflamatório, dermoprotetor e vasodilatador); o ômega 6 (excelente ação cicatrizante); o ômega 7 (proteção e cicatrização da pele, além de deixá-la luminosa e com aspecto saudável); e, por último, o ômega 9 (resistência à oxidação e desidratação).

ÁGUAS TERMAIS
 - São obtidas de fontes naturais e ricas em sais minerais e oligoelementos que atuam na remineralização da pele normalizando o fluxo de água entre a superfície e as camadas mais profundas. Tudo isso somado a um notável efeito calmante e refrescante, especialmente agradável nos dias de verão.

FATORES DE CRESCIMENTO - São as moléculas poderosas, naturalmente encontradas na pele, e que atuam no processo de regeneração e reparação tecidual. Funcionam como verdadeiros operários cuja função é construir pele nova e combater a sua atrofia, comum nas pessoas com mais de 40 anos.  


Assine nossa Newsletter



























Parabéns Absoluta que reuniu três pessoas que eu admiro muito... Dr. Leôncio Queiroz Neto, meu oftalmologista há anos.... uma pessoa admirável e meu amores [Flavia e Wilson] na matéria sobre viagens ....sem falar na pagina Greenpeace! É isso aí vamos incentivar o ciclismo que faz muito bem a saúde, ao corpo e a mente... experiência própria.
Sandra M. Martins 

Absoluta é revista que me encanta, me emociona e é única! Seu formato contemporâneo e marcante! Tradição aliada ao profissionalismo de Betty Abrahão com equipe de primeira, só poderia resultar em suce$$o!! Parabéns pela edição nº 100 
Bya Barros   

Mensagem